Ultra-X - Medicina Diagnóstica
Covid e gripe em Rio Preto: rede privada já atende 35% mais

Covid e gripe em Rio Preto: rede privada já atende 35% mais

05 de janeiro de 2022

No início da semana, a Secretaria de Saúde de Rio Preto fez uma recomendação para que a população utilize o serviço de telemedicina disponível no município desde 2020. O objetivo é diminuir as filas de espera nas unidades de saúde e agilizar os atendimentos.

Segundo a assessora especial da Saúde, Paula Sodré, o problema de lotações nas unidades está ocorrendo nas cinco UPAs do município e em seis unidades de saúde: Solo Sagrado, Parque Industrial, Eldorado, Cidade Jardim, São Deocleciano e CAIC.

“As outras 21 unidades de saúde da cidade estão com o movimento normal, então a população pode continuar sendo atendida nesses locais sem ter que aguardar um longo tempo de
espera”, afirmou Paula.

De acordo com as informações de Saúde, a telemedicina realizou 320 atendimentos nos últimos dois dias e soma 10.200 atendimentos desde que foi implantada. Paula também explicou como funciona o atendimento através telemedicina.

“A pessoa liga, fala qual é a demanda e é encaminhado para um médico específico. Por exemplo, se é uma mãe ligando para falar dos sintomas de uma criança, é encaminhada para
um pediatra. Essa consulta é cadastrada no prontuário eletrônico, onde todos os profissionais de saúde conseguem ver. Em caso de necessidade de atestado ou receita médica, o arquivo é enviado pelo e-mail ou WhatsApp do paciente”, explicou Paula.

No caso de suspeita de Covid-19, é possível agendar pelatelemedicina a realização de um teste na UBS da Vila Toninho. “A pessoa informa o horário que é mais adequado para ela e pode ir fazer o teste. A telemedicina também pode ajudar pacientes que estão em dúvida se podem comer ou tomar determinado remédio. Ressaltamos, no entanto, que não é um serviço para os casos de urgência médica”, comentou Paula.

Atualmente o serviço de telemedicina conta com 24 profissionais que atuam de segunda a sexta das 7h às 17h. Os telefones para contato são 0800 7722 123 e 0800 77 05870, sendo este último aberto recentemente para lidar com a demanda de ligações.

Rede particular

O aumento de casos suspeito de influenza e Covid-19 também está sendo refletido na rede particular, com aumento na demanda de exames. O Ultra-X Medicina Diagnóstica de Rio Preto informou que superou nos três primeiros dias uteis deste ano a quantidade de exames realizados em todo o mês de dezembro de 2021.

Como os sintomas de gripe (influenza) e Covid-19 são muito parecidos (coriza, tosse, febre e dor de garganta), o exame garante o diagnóstico e o tratamento
corretos.

“É necessário fazer o diagnóstico diferencial entre as duas doenças para garantir o tratamento mais adequado”, afirmou a médica especialista em patologia clínica Maria Gabriela. “No caso da influenza, há medicamentos disponíveis e efetivos para o tratamento, o que ainda não é possível com a Covid”, completou.

A Unimed também registrou aumento. Na semana de 21 a 27 de dezembro, foram realizados 3.056 atendimentos de pacientes com síndrome respiratória nos Prontos Atendimentos Adulto e Infantil da Unimed Rio Preto. Já na semana de 28 de dezembro a 3 de janeiro, foram 4.154 atendimentos, um aumento de 35,93%, equivalente a um atendimento a cada cerca de dois minutos.

Confira a notícia no site do Jornal DHoje Interior.