Ultra-X - Medicina Diagnóstica
Cresce a procura por exames de check-up pós-Covid

Cresce a procura por exames de check-up pós-Covid

08 de setembro de 2021

Pouco mais de um ano depois do início da pandemia já é de conhecimento público que a Covid-19 não afeta apenas o pulmão, mas também outros órgãos do corpo como coração e rins. As sequelas são as mais diversas e vão desde fadiga persistente, déficit de memória, arritmia e até perda de paladar. Por conta disso, muito dos curados tem realizados exames após se recuperarem da Covid-19.

Especialistas consideram que o check-up após contrair a Covid-19 é essencial principalmente para os que desejam retornar a praticar atividades físicas. Vale ressaltar que as sequelas podem afetar não somente quem precisou ficar internado como quem tem sintomas leves da doença.

Em Rio Preto, o Ultra-X Medicina Diagnóstica revelou um aumento de 53% no número de tomografias realizadas nos primeiros seis meses deste ano, quando comparados com mesmo período do anterior. O volume de Raio-X do tórax também aumentou 16% no primeiro semestre de 2021.

“O pós-Covid tem sido bastante procurado, mas as pessoas que estão retornando as atividades normais tem voltado para as clínicas de diagnóstico para fazer os exames de rotina”, afirmou médica patologista clínica do Ultra-X, Maria Gabriela de Luca.

O check-up pós-Covid recomendado, na opção básica, inclui exames laboratoriais e raio-x de tórax. A opção completa prevê ainda exames de tomografia, , teste neutralizante (checa anticorpos contra a doença) e raio-x de tórax e perfil.

“Temos visto alguns pacientes que apresentam sequelas depois da Covid-19 e os quadros da doença variam de leve, moderado, grave e até casos que precisam de internação. Os casos mais graves geralmente deixam as pessoas com sequelas motores, cardiovasculares, entre outras. Mas os pacientes com casos leves também podem ter sequelas, como alterações pulmonares, motores, e precisam de uma reabilitação e acompanhamento médico específico”, explicou Maria.

Clique aqui e leia a matéria publicada no site do jornal DHoje Interior.