Ultra-X - Medicina Diagnóstica
Tecnologia, vacina e investimentos em saúde em 2021

Tecnologia, vacina e investimentos em saúde em 2021

27 de janeiro de 2021

O futuro da medicina é tecnológico. E muitas das tendências poderão ser observadas com bastante intensidade em 2021. Para o médico Leandro Colturato, presidente da Associação Paulista de Medicina - Regional de Rio Preto, o uso de aplicativos pelos médicos é uma das principais apostas para o setor este ano, principalmente porque essas plataformas permite que seja feito um monitoramento constante e em tempo real do organismo do paciente.

"Já é possível diagnosticar, por exemplo, uma arritmia, simplesmente olhando no relógio", afirmou o médico, que também cita como tendência o atendimento mais humanizado. "Cada vez mais as pessoas se colocam no lugar das outras, entendem seu sofrimento e querem trazer conforto, bem-estar, fazer com que o paciente seja cada vez mais valorizado", disse. O profissional acredita, ainda, que o uso da inteligência artificial e da realidade aumentada em tratamentos também são tendências bastante promissoras para este ano.

A transformação digital na medicina também inclui a prática da telemedicina, modalidade de atendimento em que médicos e pacientes se encontram de forma remota, por videoconferência. O presidente da APM, no entanto, questiona os limites dessa prática. "A pergunta que fica é como que a gente deve usá-la para que não deixemos o contexto ético da medicina, porque, para o médico, é muito importante estar com o paciente para o exame clínico, perceber sinais, sintomas, olfato, diagnósticos que a telemedicina não traz", disse Colturato.

Desde março do ano passado a telemedicina está autorizada de forma emergencial pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em função da pandemia. O órgão, no entanto, discute a criação de uma norma definitiva sobre o tema. "Temos publicações científicas que mostram que a telemedicina traz aumento no acesso ao sistema de saúde pela facilidade no processo resolutivo de problemas e redução no custo operacional do sistema", disse o presidente da APM, que ressaltou, no entanto, a dificuldade existente entre o setor para compreender até onde ir com a operação.

Outra tendência para este ano, de acordo com o médico, é o crescimento de empresas que utilizam a tecnologia para oferecer soluções em saúde, realidade crescente no mundo todo que foi acelerada pela pandemia do coronavírus. Com 542 healthtecs catalogadas no Brasil, o esperado para os próximos anos é um avanço dessas empresas que oferecem, por meio de plataformas tecnológicas, soluções relacionadas à saúde.

 Um ano de crescimento

"Medicina diagnóstica é um dos setores mais importantes no tratamento e na abordagem dos pacientes, permitindo diagnósticos precisos, tratamentos corretos. Além de gerar um número substancial de postos de trabalho para profissionais da saúde. Para 2021, principalmente com o advento da vacina, tão aguardada, nós temos a certeza que teremos um grande incremento na realização de novos exames que estão retidos por esse ano tão difícil que todos tivemos, que foi 2020. Sem dúvida nenhuma, Rio Preto tem sofrido uma transformação grande na área da saúde, como todos os centros do nosso país. Temos a certeza que 2021 será um ano muito importante nessa transformação, que virá para um atendimento melhor dos pacientes, que eu acho que é o nosso papel principal. O Ultra-X, que é uma empresa com mais de 60 anos aqui em São José do Rio Preto e região, tem mostrado isso com investimento significativo na área da saúde, com vários centros, reformulando os centros mais antigos. Nós temos a certeza que 2021 será um ano difícil também, mas um ano de crescimento para a nossa área da saúde, para Rio Preto e nossa região."

Antonio Soares Souza, diretor clínico do Ultra-X Medicina Diagnóstica

 

Acesse o Jornal Diário da Região para ler a matéria completa.

Veja o vídeo no dr Antonio Soares Souza no Canal do Diário da Região.